quinta-feira, dezembro 9

Considerações pessoais - Trabalho de Final de Semestre


Trabalhar com a minha equipe foi muito gratificante.  Além de criar vínculos de amizade, pude compreender em quais áreas tenho mais habilidade e em quais eu preciso me esforçar mais. Aprendi também a ouvir e considerar a opinião dos outros, assim como a expressar e defender a minha. O nosso MED foi resultado de muito diálogo e discussão saudável, e em todas as etapas, todos os integrantes estavam juntos, opinando e avaliando o produto final durante sua produção.


Na criação dos elementos gráficos do nosso MED, aplicar as técnicas e orientações aprendidas nessa disciplina foram essenciais. Fiquei muito feliz por ter a oportunidade de conhecer essas técnicas. Buscamos aplicar os princípios de harmonia e contraste de cores, assim como seus significados psicológicos; a distribuição dos elementos de forma consciente; estilos de fontes coerentes com o conteúdo e nos preocupando com a legibilidade.

A principal dificuldade foi trabalhar com as cores, porque era difícil encontrar a combinação de cores entre os elementos que conseguia transmitir aquilo que queríamos. Mas após várias tentativas e conversas em grupo, conseguimos atingir um resultado satisfatório.

Por fim, valeu a pena o esforço, as noites mal dormidas, não só pelo resultado final, mas também pelo aprendizado técnico, relações amistosas criadas entre os membros, como também o próprio crescimento pessoal e amadurecimento da conduta de respeito no relacionamento social.

Equipe Cookie: Dêmora, Deivith, Édipo e Rodrigo.

Link do MED: http://edipo2s.x10.bz/Trabalho%20Final%20S-2.swf

sexta-feira, outubro 22

Digital Story Telling - O homem pós-moderno



O homem pós-moderno e a crise de ética
Carregado por skurge. - Veja mais videos de Estilo




A ideia inicial era fazer um digital storytelling que buscava instigar a reflexão sobre a críse ética que estamos vivendo na sociedade brasileira. Mas após pesquisar,percebemos que essa crise abrange o mundo todo. As leituras e descobertas sobre o assunto foram gratificantes! Aprendizado para além da vida acadêmica, e que pode - e deve - ser aplicado no nosso dia a dia.

Sobre o Digital Storytelling em si, as imagens foram selecionadas a dedo.. buscamos entre diversas imagens aquelas que, por  seu layout, cor, e principalmente, significado metafórico, se adequaram mais ao texto narrado. Optamos por não colocar nenhuma música de fundo, para não desviar a atenção do telespectador... esse digital será melhorado, o assunto será abordado de forma mais crítica e profunda, a fim de instigar, verdadeiramente, a reflexão das pessoas sobre o estado do ser humano na era atual.

A maior dificuldade no desenvolvimento foi a elaboração do conteúdo. Não queríamos apenas expor as opiniões dos pensadores desse tema, mas também dar a nossa própria reflexão. Por isso, buscamos ler bastante, a fim de entender termos até então desconhecidos, lembrar assuntos esquecidos... aprendemos muito fazendo esse digital storytelling.

Para facilitar o entendimento, foram adicionadas legendas. 

=================================================
Links dos textos (leitura recomendada!)


Questões sobre a ética e a crise da modernidade
José de Deus Luongo da Silveira

A ÉTICA NO PÓS-MODERNISMO
Raúl Kerbs

Bíblia Online
1 Coríntios 13:4-9

O homem pós-moderno, religião e ética
Wilmar Luiz Barth

Ética pós-moderna
Irenio Silveira
Link: http://ow.ly/2XZNI

Raízes da crise ética na sociedade brasileira
Sebastião heber

Algumas reflexões sobre a crise ética do tempo contemporâneo
Marília de Freitas Maakaroun

Exemplos de princípios do design gráfico

Proximidade

Há organização, agrupamento, formando coesão.

Alinhamento

O alinhamento gera unidade, relação.

Repetição

Dá a sensação de consistência.

Contraste














O contraste entre o lilás com o verde.

[des]Equilíbrio

Equilíbrio Perfeito:


Essa imagem transmite a sensação de equilibrio perfeito, nao só porque as pedras estão realmente equilibradas, mas pela distribuição dos elementos e a constância da cor.

Desequilíbrio


Além de transmitir a ideia de movimento, a mistura das cores, em desarmonia, e as ondulações provocam a sensação de desequilíbrio.

sexta-feira, setembro 3

Sugestão de Logo para TV Gourmet


Busquei imitar a propaganda cotidiana, que sempre tenta associar seu produto a um ideal, criar uma necessidade. No caso, as três imagens de baixo, transmitndo sensação de bem-estar... A cor laranja, muito utilizada pelas redes de fastfood, em contraste com o roxo. O equilíbrio da figura do prato+talher, mais  a sensação de "peso" para o lado esquerdo, foi com o objetivo de transmitir seriedade, confiança no símbolo da TV, que é o prato+talher. A fumaça que envolve o nome gourmet transmite a sensação de movimento. As linhas horizontais foram utilizadas para simular a apresentação em uma televisão comum.

Ilusão de Ótica


Legal né? Parece que estão em movimento, ou pulsando (no caso das primeiras). É tudo um jogo de forma e cores.

segunda-feira, agosto 23

domingo, agosto 8

Uma imagem vale mais que mil palavras!

Uma imagem vale mais que mil palavras! Certamente muitos já ouviram essa frase, e refletiram sobre ela. As imagens são ótimos meios de comunicação, que podem transmitir várias informações e várias sensações ao mesmo tempo. Mas vivemos em um mundo globalizado, onde elas estão disponíveis para várias culturas diferentes, e de acordo com seus ideais, podem ter diversas interpretações. Será que a informação que recebemos ao ver uma imagem é a mesma que foi proposta pelo criador? Será que uma imagem produzida nos subúrbios dos estados unidos tem o mesmo efeito proposto pelo autor em uma cultura oriental? Será que nós sabemos interpretar as imagens na sua plenitude? Com que olhar devemos ver? Como podemos aprimorar a nossa experiencia visual?

Não acho que seja necessario um "alfabetismo visual" para podermos "ler" uma imagem. Pois cada um traduz aquilo para o seu mundo, de acordo com a sua cultura, experiencia de vida e sua personalidade. Porém, ao sermos capazes de ver uma representação gráfica de modos diferentes, podemos finalmente entender a real proposta daquela produção, ou criar um produto onde a mensagem seja clara, independente da cultura ou nível de experiencia visual do público.

Um exemplo pessoal:
Ao acessar sites que exploram teorias conspiratórias, ou que defendem a existência de mensagens subliminares em imagens ou vídeos, percebo quão diferente o significado da imagem pode se tornar quando mudamos o nosso modo de ver.

Aqui está o clipe "Rude Boy - Rihanna"


Assistindo ao clipe pela primeira vez, fico muito admirado com a forma, as cores escolhidas, lembro-me até da estética pop-art. Então, com o olhar de diversão e apreciação, crio um sentido próprio que explica a finalidade das escolhas do produtor desse videoclip: tornar interessante, ousado e diferente.
Agora, ao ver esse outro vídeo, percebo que um outro olhar muda toda a interpretação.



Não usei esses exemplos para criticar ninguém, fiz somente para mostrar que as diferentes maneiras de olhar, influenciados pela cultura, religião, ideais políticos, etc... podem dar outros significados, até mesmo completamente contrários à proposta inicial criada pelo produtor.

Agora é a minha vez!
Eu gosto muito dessa imagem:
O título da imagem é: "road to perdition" (Estrada para Perdição). Bem sugestivo, não?
Eu gosto de imagens assim, que fazem refletir. Que traduzem sentimentos, pensamentos e emoções. Essa é uma daquelas imagens que valem mais que mil palavras. Para mim, ela foi criada especialmente para isso, para despertar emoções. O autor quer que o "leitor" perceba a mensagem. Essa imagem se adapta a vários contextos, mas acredito que ela não fale por ela mesma. Se não estiver inserida um contexto, nós criamos um. Posso ver como uma estrada para a perdição, como o título sugere, ou como uma imagem para motivação, do tipo, "Vamos, continue andando!", ou até mesmo de lamentação, "Solitário e cansado, ainda falta muito..". O que dá "peso" para determinar que emoção ela sugere é o tom das cores, o até o contraste entre elas. No caso, o céu está alaranjado, e mais longe, acidentado, como que uma tempestade estivesse se aproximando. No caso o laranja sugere que o dia está acabando, ou melhor a noite está chegando. Noite é escura, perigosa. Ou seja: está ficando perigoso. O cinza sugere dificuldades, problemas. Por do Sol + Tempestade = As coisas estão difíceis, mas vão piorar. E isso em uma estrada sugere que não há outra melhor opção do que continuar andando, enfrentando, por que o objetivo é chegar.
Percebo também que a paisagem ao redor da estrada não é das mais belas. Não há montanhas, árvores, animais, mas sim vegetação seca. Embora seja ruim que haja uma tempestade no meio da viagem, a vegetação seca indica que é necessário. A tempestade vai ser útil. Vai dar vida ao que está quase morto. Vai fortalecer, fazer crescer. Se tempestade é sinônimo de dificuldades, e esta é sinônimo de dor, posso refletir que:

Na vida (a estrada) eu enfrentarei problemas e dificuldades (Por do Sol e Tempestade), mas devo continuar a minha jornada (A estrada sem o fim visível). Embora não possa evitar a dor (Tempestade), sei que é através dela que eu posso crescer, ser mais forte, fazer mudanças (Vegetação seca + Tempestade) e descobrir mais de mim.

Esse é o contexto que eu criei para interpretar a imagem. Mas se eu colocar essa imagem como ilustração para um artigo sobre a qualidade dos pneus de carros, ela adquire uma outra interpretação, não mais filosófica.

domingo, maio 2


VP1
Resultado Final.
Deivith Silva

VP1 - Relatório



VP1
Relatório de Edição de Imagem.
Deivith Silva

1)   Criando um novo projeto.
Busquei na internet, através do Google Imagens, capas de jogos em alta resolução. Peguei a que tinha o selo de plataforma “Games for Windows” e fiz por cima dela o meu trabalho.
Usei o Photoshop CS3. Fui no menu File > Open e abri o arquivo. A capa é do jogo Aliens VS Predator.
Para continuar lendo o relatório, clique em "Mais Informações".

VP1 - Imagens Originais


VP1
Imagens originais e sem tratamento.
Deivith Silva
 
Aqui estão as imagens que usei, todas sem tratamento:
Imagens que eu fotografei:

Imagens que eu tirei da internet, com seus respectivos links:
http://www.escuridaotemporario.blogger.com.br/1000imagens.jpg
http://escrevoapenas.blogs.sapo.pt/arquivo/depressao-thumb.jpg
http://www.bugei.com.br/ensaios/files/115_2.jpg
http://revistamelhor.uol.com.br/arquivos/homemcapa215_9Q8B6A.jpg
http://www.aceav.pt/blogs/Adolescencia/Lists/Fotografias/depressivo.jpg
 http://lantec.fae.unicamp.br/site/images/stories/ufc_virtual.jpg
 http://www.guiadeenfermagem.com.br/files/reitoriaufc.jpg
 http://topgames.terra.com.br/upload/Games/Alien%20Vs_%20Predator/avpboxartpc.jpg



Estas são as imagens que usei para fazer a capa do jogo.

quinta-feira, abril 29

VP1 - Base Conceitual


VP1
Argumento.
Deivith Silva

Base Conceitual
A ideia é fazer a capa de um jogo de terror psicológico. Só para esclarecimento: “o terror psicológico é gerado a partir da vulnerabilidade da mente humana à alguma situação ou alguma sensação desconfortável psicologicamente ¹ ”. Através do site Buscapé, procurei, para inspiração, as capas de jogos que mais me inspiravam. Foram eles:

Harry Potter and The Half Blood Prince

Dark Sector
 
Fatal Frame III

Eles me ajudaram a criar um cenário sombrio, noturno e deserto, posicionamento do nome do produto e distribuição dos elementos. O resto foi ideia minha. Fui adicionando elementos de acordo com a minha vontade.
Procurei usar cores sombrias, contraste alto e uso intenso de efeitos de luz, para dar um ar místico e sobrenatural. O mundo das almas me fascina. Confesso que também me baseei em produtos cinematográficos, mas sempre focando os jogos eletrônicos, que, a cada dia, se parecem mais com filmes, pelo realismo e emoção.
Preferi usar o selo de plataforma “Games for Windows”, para não ter que escolher algum console.
________
¹ - Descrito pela Wikipedia.